Fraude no INSS: saiba se você foi vítima e como conseguir dinheiro de volta

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar o extrato de seus pagamentos e identificar descontos associativos realizados sem autorização

Agência Brasil

Dos 7,6 milhões de aposentados e pensionistas que têm descontos no pagamento, o INSS diz ter recebido reclamações de 1,2 milhão sobre descontos indevidos

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal deflagraram uma operação contra um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS

Divulgação/Polícia Federal do MA

Para consultar descontos realizados no benefício, é necessário possuir uma conta no portal Gov.br e acessar o extrato de pagamento por meio do aplicativo ou site Meu INSS. No extrato, constam todos os valores descontados do benefício

Reprodução/Instituto Nacional do Seguro Social

Passo a passo para a consulta: -Acesse o aplicativo ou site Meu INSS; -Faça login com o CPF e a senha do Gov.br; -Na tela inicial, selecione “Extrato de benefício”; -Clique sobre o número do benefício desejado; -O extrato será exibido

Reprodução/Instituto Nacional do Seguro Social

O primeiro passo para identificar um pagamento não autorizado é emitir o extrato do pagamento concedido pelo INSS ao aposentado ou pensionista. É possível emitir o histórico de transações por meio do site do Instituto, do aplicativo ou em agências bancárias

SHVETS production/Pexels

– Acesse o aplicativo Meu INSS ou o site do Instituto – Informe o CPF e a senha do gov.br – Selecione a opção Extrato de Contribuição (CNIS) – O extrato será exibido na tela – Clique no botão Mensalidade Associativa

Anna Shvets/Pexels

O estorno dos pagamentos pode ser solicitado diretamente à associação ou por meio de contato com o INSS para intermediar a situação

Freepick

Reclamações e denúncias sobre descontos indevidos de associações ou entidades podem ser feitas no Portal Consumidor.gov.br e na Ouvidoria do INSS, por meio da Plataforma Fala BR

SHVETS production/Pexels

Divulgação/ INSS 

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