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O Brasil finalmente conquistou seu primeiro Oscar. A vitória foi com “Ainda Estou Aqui”, marcando o retorno do Brasil à categoria de Melhor Filme Internacional após 26 anos. A última indicação do país havia sido em 1999, com “Central do Brasil"
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Alguns o veem o Oscar como um mero concurso de popularidade, que nem sempre valoriza a diversidade do cinema em termos de estilos, gêneros, atuações e nacionalidades
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As críticas ao prêmio têm seu fundo de verdade, mas é inegável que, enquanto símbolo, a estatueta representa muito. Para um filme estrangeiro, por exemplo, conquistar o Oscar pode abrir portas para novas parcerias e coproduções
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O sucesso de “Ainda Estou Aqui” no cinema nacional vai além de um simples reconhecimento. A produção se tornou um fenômeno de bilheteria. No Brasil, já figura entre os 15 filmes nacionais mais assistidos de todos os tempos
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Nesse momento de “sucesso”, outras produções brasileiras em cartaz, como “O Auto da Compadecida 2” e “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa“, também tiveram um desempenho crescente, segundo dados recentes da Agência Nacional de Cinema (Ancine)
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O Brasil também conquistou mais uma grande vitória em um dos maiores festivais internacionais de cinema. “O Último Azul“, de Gabriel Mascaro, ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim, o segundo prêmio mais prestigioso do evento
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Ao que indica, o cinema brasileiro está longe de parecer que “respira por máquinas”, como dizem alguns críticos. Para além do filme de Mascaro, outras produções nacionais devem aquecer o mercado, ou conquistar apoio internacional
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O novo filme de Anna Muylaert, “A Melhor Mãe do Mundo“, também estreou na Berlinale, recebendo ótimas críticas. Kleber Mendonça Filho, um dos realizadores brasileiros mais aclamados internacionalmente, está prestes a concluir a pós-produção de “O Agente Secreto“
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O livro “O Filho de Mil Homens“, de Valter Hugo Mãe, foi adaptado com produção de Daniel Rezende e já foi adquirido pela Netflix. Com o anúncio de que o Brasil será homenageado no Festival de Cannes 2025, as oportunidades para o setor audiovisual brasileiro não param de surgir
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