Divulgação/Internacional
REUTERS
As declarações do papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril, condenando guerras, injustiças e pedindo por paz, foram marcantes durante seu período como pontífice. Relembre, a seguir, falas marcantes
EVELSON DE FREITAS/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
“Deus é brasileiro” “Vocês já têm um Deus brasileiro, queriam um papa brasileiro também?”
Imigração “É hipocrisia se dizer cristão e expulsar um refugiado ou alguém que busca ajuda, alguém que está com fome ou sede, expulsar alguém que precisa da minha ajuda”
Divulgação/San Lorenzo
Direitos LGBTQ “Se uma pessoa é gay, busca a Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?”
REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Guerras pelo mundo “Na Ucrânia, rios de sangue e lágrimas estão fluindo. Esta não é apenas uma operação militar, mas uma guerra que semeia morte, destruição e miséria”
Vaticano/Getty Images
Economia e capitalismo “O liberalismo (econômico) desenfreado apenas torna os fortes mais fortes e os fracos mais fracos, e exclui os mais excluídos”
Divulgação/@OfficialASRoma
Giulio Origlia/Getty Images
Aborto e contracepção “Alguns pensam, desculpem-me se uso a palavra, que, para sermos bons católicos, temos que ser como coelhos, mas não”
REUTERS/Yara Nardi
Abuso sexual do Clero “Temos que lutar contra cada caso… Como padre, tenho que ajudar as pessoas a crescer e salvá-las. Se eu abusar, eu as mato. Isso é terrível. Tolerância zero”