Barba ou bigode? Estudo aponta pelos faciais que mais despertam confiança

unsplash

De barbas espessas a bigodes meticulosamente alinhados, são muitos os homens que, atualmente, optam por não ostentar um rosto lisinho. Porém, segundo a ciência, há uma quantidade ideal de pelos faciais que transmite confiabilidade e charme

unsplash

Um estudo conduzido por cientistas da Pontifícia Universidade Católica do Panamá afirma ter descoberto o tipo de pelos faciais que as mulheres acham mais atraentes

unsplash

Segundo a pesquisa, é a barba rala – também conhecida como a famosa “barba por fazer” – a mais apreciada

unsplash

Os resultados mostraram que, para os homens mais jovens, a barba por fazer aumenta a atratividade percebida – o que, por sua vez, faz com que os homens pareçam mais confiáveis. No entanto, o mesmo não ocorreu com os homens mais velhos

unsplash

“Apesar das crenças populares e do discurso online sugerirem que as barbas aumentam universalmente a atratividade ou a confiabilidade masculina, nossas descobertas indicam que apenas homens mais jovens com barba por fazer mostraram benefícios significativos nesse sentido“

Acta Psychologica,  Revista Científica

Embora limitadas a homens mais jovens, as descobertas estão alinhadas com outros estudos, que relatam maior atratividade de barbas ralas em comparação a barbas cheias

unsplash

A barba masculina tem sido extensivamente pesquisada, com estudos anteriores encontrando ligações com atributos como dominância e competência

unsplash

No caso do estudo panamenho, a pesquisa confirmou a impressão generalizada de que a barba tem a função de “maquiagem do homem” – especialmente na forma de barba por fazer

unsplash

Os pesquisadores dizem que as descobertas têm implicações práticas em dois níveis. “Uma barba por fazer pode servir como uma possível estratégia eficaz para homens que buscam aumentar a percepção de atratividade e confiabilidade", dizem

unsplash

“E em um nível mais amplo, figuras públicas em áreas que vão da política ao ambiente corporativo podem usar esse insight para aumentar sua influência”, ressaltam

unsplash

No entanto, os cientistas alertam para a necessidade de gestores terem uma visão mais imparcial e desconsiderarem a atratividade ou a confiabilidade percebida com base na aparência ao avaliar clientes, candidatos a promoção ou cargos públicos

unsplash

unsplash

leia mais em