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Você chega ao aeroporto e descobre que não vai viajar no assento que comprou. Infelizmente, você sofreu um downgrade da companhia aérea
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Existem várias razões para ser transferido para uma classe inferior, como problemas técnicos no assento, mudanças na aeronave, descanso obrigatório da tripulação e, o mais comum, overbooking
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Independentemente do motivo, ser rebaixado de classe é frustrante. Normalmente, você só descobre isso no aeroporto, no check-in ou no embarque. Por isso, é fundamental conhecer seus direitos
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Se isso acontecer, peça uma justificativa por escrito e registre tudo — tire fotos do novo assento, do cartão de embarque e das mensagens da companhia aérea
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Essas provas serão úteis ao solicitar um reembolso ou compensação. O problema é que os reembolsos podem ser complicados devido à variação dinâmica dos preços das passagens
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As companhias aéreas podem calcular a diferença de tarifa com base nos valores mais recentes, o que pode reduzir o reembolso. Sendo assim, vale a pena pedir compensações adicionais, como milhas extras ou vouchers
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